7 de setembro: um bom começo

Hoje, a ressaca. No dia de ontem calcula-se que aproximadamente 30 mil brasileiros (25 mil só em Brasília!) foram as ruas do pais exigindo o fim da corrupção, manifestando indignação contra o vergonhoso panorama que assola a política e as instituições públicas brasileiras.

No dia anterior, as previsões dos organizadores divulgadas por alguns veículos de comunicação eram de mais de 100 mil participantes. A participação de apenas 1500 pessoas em São Paulo, decepcionante frente as 30 mil confirmações dos “Caras Pintadas”.Os que foram NAS RUAS da capital paulista são verdadeiros valentes. Em Porto Alegre também centenas de participantes. Assim como Minas Gerais, Cuiabá, Paraná e Recife além de pequenas cidades fora dos grandes centros. O Rio de Janeiro também se manufestou e hoje dia 8 tem mais. Até na em Dublin, na Irlanda, brasileiros foram as ruas Temos certeza que o dia 7 de setembro foi apenas o começo.

Navegando pela internet vemos que para os principais portais de notícia do Brasil, parece que as manifestações nem aconteceram. Com exceção ao site Observador Político e uma que nota no portal IG, as manifestação passam em branco. A “menos importante” milésima partida do goleiro Rogério Ceni do São Paulo e a “preocupante” Guerra no morro do Alemão do Rio tomam a maior parte do noticiário, além das “comemorações” do aniversário dos atentados de 11 de setembro nos EUA.

É verdade que no dia 7 e nos dias anteriores os veículos noticiaram as manifestações com um “pouco” mais de interesse. O mérito das mobilizações não é de este ou aquela pessoa individualmente, o maior mérito foi da “rede”. Uma que outra nota na Veja on line algo no caderno político do Estadão, mas em geral foram Facebook e Twitter os responsáveis pelo crescimento e divulgação dos eventos. Blogs como o do Jornalista Milton Jung (Radio CBN), Augusto Nunes (Veja) e Twitters como da jornalista Roxane Re também cooperaram na distribuição do calendário dos eventos. O blog de Augusto Nunes inclusive, repercutiu com mais interesse o “day after” das manifestações.

Muito bem, primeira pergunta. Veículos de comunicação em geral o que querem é “vender” notícia, e parece que as mobilizações sociais contra corrupção não vende. Mas os grandes veículos de comunicação também não fazem parte da sociedade? Aos jornalista, editores, diretores e colunistas das grandes mídias os preocupa o atual quadro de corrupção? Imparcialidade ou desinteresse?

Bem, vamos revisar e atualizar o Calendário de manifestações. A idéia é transformár-lo em uma agenda permanente de atos que conte com a colaboração de todos. Muito trabalho para os próximos dias.

Brasil+Ético recebeu emails fotos das manifestações, não foram muitos, porém em homenagem aos VALENTES BRASILEIROS que saíram as ruas dia 7, publicamos algumas que aconteceram fora dos grandes centros: Matão (SP), Recife, Belo Horizonte e Paraná além de vídeos de BH, Brasília e São Paulo. Brava gente!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

3 respostas em “7 de setembro: um bom começo

  1. Quanto aos portais de notícias que divulgaram os eventos, faltou mencionar a Folha.com (UOL) que divulgou amplamente e até colocou o link do portal Brasilmaisetico. Vejam lá as notícias dos dias 6 e 7/11.

  2. Olha, faltou maior exposição do superfaturamento da Telebrás (R$ 121 MILHOES). O Plano de Banda Larga está sendo manchado por esta licitação criminosa de infraestrutura.
    Parabéns pelo brilhante trabalho! O Brasil, o Erário sobretudo, agradece muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s