Carta do povo brasileiro a Excelentíssima Senhora Presidenta do Brasil Dilma Rousseff

Excelentíssima,

Esta carta não possui outro fim, além de comunicar-lhe TOTAL APOIO em sua luta contra a corrupção no Brasil e pela ética na política. 

Este apoio, incondicional para esta tarefa, lhe damos todos. Os que votaram ou não em V. Exa., os que não votaram, os que não votam, os que não podem votar.

Somos pessoas normais. Gente que se levanta pela manhã para trabalhar e estudar, gente que tem amigos e família. Pessoas que lutam a cada dia para construir um futuro para si mesmos, para os filhos, para as pessoas que querem bem. Somos brancos e negros, ricos e pobres, altos e baixos, feios e bonitos, somos  brasileiros típicos. Não importa nosso símbolo no peito, nem mesmo nosso sobrenome. Não importa algum dia ostentamos bandeiras brancas, vermelhas ou azuis.

A nossa bandeira do coração é verde e amarela.

Alguns de nós consideramo-nos mais progressistas, outros mais conservadores, alguns possuem alguma religião, outros não. Alguns tem bem definidas suas ideologias, outros se consideram apolíticos,  mas todos estamos preocupados e INDIGNADOS com este cenário político de corrupção que há anos corrói nosso país e rouba dos cidadãos não só o seu dinheiro, mas também a confiança na democracia e a fé nas instituições políticas.

Estamos cansados de ser apenas a parte insignificante da engrenagem. Nossa máquina governamental está desvirtuada por uma minoria que enriquece com o desvio do dinheiro público, que não sabe e nem quer saber de nossas necessidades e do bem comum,  de uma minoria que através da chantagem política quer bloquear e impedir o avanço e a modernização do nosso país.

BASTA de corrupção, queremos um BRASIL MAIS ÉTICO.

Sobre nós, os brasileiros, já se falou de tudo: que somos um povo alegre e cordial, que somos generosos e solidários, que somos malandros poetas, que não somos sérios, que somos criativos e passionais, que somos o povo do “jeitinho” , os que querem “levar vantagem”, que somos gênios ou idiotas, e outros tantos aforismos.

Chegou o momento de dizer algo por nós mesmos: já não queremos mais reclamar do governo, dizer sempre que em nosso país nada muda, de pensar que “as coisas são assim mesmo”, de achar que aqueles que detêm o poder são “todos iguais”, de esperar sempre que “o outro” tome a iniciativa de mudar aquilo que está ruim.

Desde de nossa infância e da infância de nossos pais e avós ouvimos uma frase sobre nosso país que faz parte já de nossa cultura e imaginário: “O Brasil é o país do futuro” .

Agora, mais do que em nenhum outro momento de nossa história, podemos acreditar nesta frase, e não nos conformamos mais em ficar de braços cruzados esperando esse futuro chegar; queremos ajudar a construí-lo, queremos fazer parte dele, aqui e agora.

Sim, é verdade que temos muito o que fazer ainda, como sociedade.

As prioridades de qualquer país avançado devem ser a igualdade, o progresso, a solidariedade, a liberdade de acesso à cultura, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento material e humano, o bem-estar e a felicidade das pessoas.

Sabemos que as dimensões continentais do nosso Brasil e a pluralidade de seus problemas fazem lento o processo de distribuição de alguns direitos básicos como o direito à habitação, trabalho, cultura, saúde, educação, participação política, livre desenvolvimento pessoal, bem como o direito a consumir os bens necessários para uma vida saudável e feliz. Mas também temos claro que são a corrupção na política e nas instituições brasileiras e o desrespeito pelo que é “público” os  principais responsáveis por boa parte de nossas misérias. Uma ferida profunda que há anos se instalou em nosso país, uma atitude maligna e burra que nos enche de vergonha e nos leva ao fracasso. Uma corrupção “que transformam” a pessoas em políticos. Políticos sem nenhuma vocação, munidos de interesses pessoais e egoístas que mancham a história de nosso país, ano após ano.

Este é um daqueles momentos em que a história nos chama a fazer algo grande, algo que extravase  nossos sonhos, bem maior até do que nos cremos capazes, e nós brasileiros de agora, não podemos nem queremos deixá-lo passar.

Nós, cidadãos comuns, somos o futuro do Brasil. Queremos participar, devemos participar.

Apenas o voto já não nos contenta, queremos fazer ouvir nossa voz:

SIM eu quero outro Brasil, e dizer NÃO a tudo aquilo que nos impede  avançar.

BASTA de corrupção, queremos um Brasil mais ético.

O panorama atual do mundo em que vivemos é complexo e com um futuro incerto.

A cada dia observamos as notícias do mundo e ouvimos novos gritos de justiça e liberdade pelos cinco cantos do planeta; jovens do Oriente médio levantam a voz e saem às ruas em busca de uma democracia. Os indignados da Europa,  saem às ruas para dizer basta à violência e a ganância dos mercados financeiros. Na Índia um ativista anti-corrupção mobiliza todo um pais para pedir honestidade e justiça. A atual crise mundial esta sendo avassaladora, está mudando a ordem do mundo, está chegando a países que antes se consideravam invioláveis.

No Brasil também estamos sofrendo com a crise, mas desta vez de outra maneira; ao contrário do que sempre nos dizem, Deus não é brasileiro. Deus é brasileiro, cubano, mexicano, americano, norueguês, espanhol, russo, português, chinês, coreano, australiano, libanês, e até mesmo africano. Para nós brasileiros esta é uma crise mais de tantas outras pelas quais já passamos. Porém, desta vez, nosso país reage de maneira diferente.

Todos estes movimentos agora são nossa inspiração que se soma à nossa indignação ….

Desta vez, por um acúmulo de erros e acertos de antigos governos, de medalhas e fracassos que não nos convém julgar aqui, de destinos escolhidos que apenas nossa história explica, nos sentimos mais seguros diante dessa crise, mais preparados para ocupar nosso “novo” lugar no mundo.

O Brasil está na moda, mais uma vez.. Mas agora já não nos admiram só pela nossa imensa capacidade em organizar a maior festa popular do planeta, nem só por nossos criativos e geniais jogadores de futebol, nem apenas por todas as grandes maravilhas naturais, com as quais nosso país fora agraciado.

O mundo agora vê ao Brasil como o país que ele realmente é.

Um país de um incrível potencial e economia vibrante, de infinitas riquezas naturais e capacidade de liderança, um país que apesar de todos seus problemas sociais avança com confiança para o futuro. Um país de gentes valente, criativa, preocupada com o próximo, um país que ainda tem muito o que fazer, um país bom de se sonhar.

E nós, o povo brasileiro, devemos estar à altura, afinal, somos nós o “…povo heróico que deu um brado e retumbante

Sonhamos com um outro Brasil, e a corrupção não está em nossos planos. Precisamos de uma revolução ética e acreditamos na democracia como único meio, mesmo com suas falhas e acertos, de chegarmos a ter uma sociedade mais justa e igualitária.

Não perderemos a esperança jamais

A esperança é a matéria fundamental da qual somos feitos, cada um de nós, brasileiros.

BASTA de corrupção, queremos um Brasil mais ético.

Anúncios

3 respostas em “Carta do povo brasileiro a Excelentíssima Senhora Presidenta do Brasil Dilma Rousseff

  1. Será que só eu percebi que essa ‘faxina’ da V.Exa Presidente Dilma é apenas uma forma de vendar nossos olhos para corrupução?! Que é apenas um mecanismo da política pão e circo?!
    Se a nossa V.Exa quisesse menos corrupção, não estaria tirando verbas das Universidades Públicas nem das Escolas Estaduais, não estaria aumentando a inflação, estaria se preocupando menos com a Copa, e sim, preocupada com os eventos educacionais, se o ENEM vai cobrar conhecimentos dos alunos, se terá congressos, se terá eventos de prevenção e combate às doenças, se terá projetos de combate à violência na PM, PC e PF. Pois antes de preparar o país para os de fora, precisam prepará-lo para os de dentro.

    Para uma pessoa que se dizia Marxista, os economistas devem está bem felizes, se a luta é por menos Estado.

    ACORDA BRASIL!

    • O Brasil acordará de verdade entrando de luto com a Copa das Confederações e Copa do Mundo, nenhum Brasileiro indo aos Estádios.

  2. comentarios do miguel , caro amigos ,precisamos com urgencia uma limpeza ética neste comgresso e senado brasileiro, nao aguentamos mais tanta corrupçao dos nossos politicos envolvidos, com as empleiteiras e essas maquinas de transferencias de dinheiro publico para os politicos . sera que a nossa presidente Dilma russef ,nao esta vendo e sabendo o que esta acontecendo com nosso Pais. vamos pressionar o congresso , em articular uma lei de responsabilidade fiscal ,corrupçaode politicos crime hediondo para eles ,vamos falar do Ricardo teixeira ,vai deixar até quando essa raposa , cuidando do futebol brasileiro. nos nao aguentamos mais. a pec 300 dos policiais precisa ser votada com urgencia. avante Brasil .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s